O procedimento de implante dentário é bem simples. Implante dentário não dói nada, já que é feito com anestesia local, a mesma que se usa para qualquer procedimento dentário.
Assim como o procedimento, o pós-operatório também é simples e tranquilo. Recomenda-se o uso de analgésico, antibiótico e anti-inflamatório, desse modo, o paciente terá uma recuperação rápida e sem desconforto.
Você deve estar se perguntando: “E no dia seguinte? Implante dentário dói no dia seguinte?”
No dia seguinte, o paciente está liberado para voltar para sua rotina normalmente. Por isso, se você ainda tiver medo de fazer um implante, pode ficar tranquilo. Para efeito de comparação, uma restauração de um dente cariado é bem mais demorada e muito mais dolorida, se a cárie for profunda, do que a cirurgia de implantação dentária.
Na verdade, hoje, o procedimento é muito tecnológico e a dor inexistente, já que a maior novidade não está no implante em si, mas nos exames realizados antes do procedimento, e na maneira como este será executado.
Como é feito o implante dentário?
A cirurgia para colocar implantes dentários não é um processo complicado. A cirurgia é realizada no próprio consultório odontológico, com anestesia local, e o paciente não sente dor.
O implante dentário é feito a partir de um processo que desenvolve duas etapas:
• Uma etapa cirúrgica, em que são instalados os implantes que substituirão as raízes naturais dos dentes;
• A etapa da prótese, na qual serão instaladas as próteses dentárias, ou seja, os dentes artificiais que ocuparão o lugar dos dentes naturais ausentes ou deteriorados.