Sorrisos transformam pessoas.
Um sorriso acolhedor para quem chega ao dentista com medo, com ansiedade, muitas vezes até com vergonha: é o primeiro e mais importante processo do meu trabalho.
Junto com o sorriso, um olhar atento ao ser humano. Atrás dos dentes está uma pessoa com sentimentos, angústias, tristezas. Atrás dos dentes tem uma vida, muitas vezes sofrida, onde seus dentes são reflexos disso.
Com esse olhar atento é que quero ver cada paciente que procura meus serviços odontológicos. E restabelecer um sorriso através do meu trabalho é muitas vezes restabelecer vidas.
Muito mais que extrair, restaurar, limpar, recolocar, construir sorrisos, preciso reconstruir pessoas. Reconstruir sua auto estima, sua segurança, sua alegria.
Por isso é tão gratificante ser dentista. Ver o olhar de uma pessoa no espelho com força, energia e esperança para continuar seu caminho. E é isso que a alegria faz: recarrega.
As pessoas são mutiladas pela vida, pela falta de oportunidade, pela falta de ensinamentos. Nós dentistas temos que, além de tratar, ensinar e manutenção do nosso trabalho, porque o cuidado vai além da execução.
Aprendo todos os dias com meus pacientes. Recebo o carinho e entusiasmo de quem teve seu sorriso restabelecido, sua dor curada. Já ganhei presentes de gratidão que simbolizam muito mais que o próprio presente, laranjas, alfaces, tomates, abraços sinceros e lágrimas de felicidade nos olhos.
Abraços que me dizem que vale a pena continuar.
É muito bom saber que meu trabalho contribui para mudar as pessoas, mudar comportamentos, transformar vidas!