Durante toda a semana teremos um pequeno Stélium (“reunião de planetas”) na décima primeira casa astrológica formado por Marte, Plutão e Vênus.
Na Casa 11 vivemos a possibilidade de nos integrarmos a algo mais amplo do que apenas nossa fama e imagem social. É a área da vida onde nossa atenção se volta para humanidade e para o coletivo. A casa 11 representa a liberação do poder e criatividade acumulados na Casa 10 e traz experiências através de amizades e da coletividade. É a porta de entrada para vivenciar nossas esperanças, desejos e planos para o futuro, bem como a manutenção de importantes contatos sociais.
Esta “reunião” entre Marte Plutão e Vênus nesta casa indica que nossos valores e ações em relação ao coletivo exigem uma transformação, não podemos mais ficar de bate boca sobre partidos políticos e seus “personagens”, devemos arregaçar as mangas e por a mão na massa. Cuidar de tudo que esta em seu entorno tornando o seu mundo pessoal mais digno, contribuindo assim para com o coletivo, é como diz um velho ditado:
“Mãos que agem são mais santas do Lábios que apenas rezam”.
A tendência (até pelas notícias do momento) é existir muito “fervor” e debates voltados para assuntos do coletivo assim como a política. É aquele momento em que todo mundo sabe o que fazer para acabar com a guerra e para o Brasil melhorar (porém suas obrigações estão em dia?).
A oposição entre as casas 11 e 05 acentuam essa tendência entre o que eu acho que é bom para mim e o que é bom para o coletivo. O que é sério é o que é apenas falatório da boca pra fora, enquanto a ignorância e o ego faz barulho se debatendo, pessoas arregaçam as mangas e agem!
Isso se mostra no grande trígono de fogo envolvendo a Lua em Leão, Kiron em Áries e Sagitário no meio do céu. Além dos debates e discursos o entusiasmo, o ânimo e a coragem de quem realmente se compromete com a vida se faz presente. Como diz a citação de Mahatma Gandhi…
“Quem deseja mudar o mundo, mude primeiro a si mesmo”.
Não podemos controlar o que fazem os políticos, os governos, o nosso vizinho, mas podemos sim controlar e melhorar nossas ações mediante o mundo. Cada pessoa que se melhora torna o mundo inteiro melhor.
Seja reciclar o lixo em casa, não desperdiçar alimentos ou água, ser gentil com os demais, não comungar da mesa onde se sentam pessoas preconceituosas e ignorantes (no português bem claro “NÃO DAR PALCO PRA DOIDO”). Essas ações sim fazem muito pelo mundo, mais do que quem diz discursos e levanta bandeiras de partidos e personagens políticos que em nada contribuem para o coletivo.
Na nossa quinta feira dia 17/03 a oposição que se formará no eixo Peixes e Virgem desperta essa sensação de “Cabo-de-guerra” e gangorra, de um lado os ideais elevados de um mundo mais justo para todos e do outro, nossa realidade do dia-a-dia que nem sempre estão em concordância com isso.
E então, na nossa sexta feira a Lua cheia em Virgem vem revelar sobre nós (como um despertador!) a necessidade de “reorganização” coletiva que não começa na casa do vizinho, nem no Palácio do Planalto, nem no céu do seu Deus, mas sim nas suas mãos.