fbpx

Ibitinga encerra o mês do meio ambiente com efeito positivo

Junho foi o mês oficial do Meio Ambiente e Ibitinga, por meio da APA local e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, preparou várias ações durante todo o mês com eventos e palestras sobre o tema.

No dia 02 de Junho aconteceu a Caminhada Ecológica que atraiu centenas de participantes e deu início à série de ações em prol da consciência e valorização da natureza. A caminhada foi organizada pela Associação Nossa Senhora dos Navegantes.

Nos dias 05 e 06 aconteceu a inauguração da Sala Verde no Centro de Educação Ambiental da Prefeitura de Ibitinga com a Exposição sobre Operação Corta Fogo.

No dia 10 de Junho ocorreu uma visita à Nascente Municipal Modelo com os alunos da Escola Municipal Maria Lucia Geretto Caldas, da Vila dos Bancários. As crianças se divertiram no local.

Exemplo de Sistema Agro-florestal

No dia 18 houve o 3º Ciclo de palestras sobre a Operação Corta Fogo que contou com a participação de produtores rurais, Corpo de bombeiros, Polícia Ambiental, CDRS e empresas privadas.

No dia 25 aconteceu mais uma palestra, dessa vez sobre Sistemas Agroflorestais.

No dia 27 foi realizada uma importante palestra: “Abelhas: Diversidade e Importância”. Fica o alerta deixado por Einstein “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana”.

No mesmo dia aconteceu mais uma palestra seguindo o mesmo tema, dessa vez sobre “Meliponicultura: Experiência e Legislação”.

O ciclo de ações foi encerrado no dia 29 com a Virada Ambiental que atraiu grande público na Praça João Abrão e marcou ações voltadas à preservação do Meio Ambiente. O evento uniu várias famílias num dia repleto de atividades, incluindo aula de zumba, show sertanejo e outras ações, como troca de livros, ecoponto para descarte de lixo eletrônico, brincadeiras infantis e vários estandes com informações educacionais.

Todas as ações foram organizadas e acompanhadas de perto por Pamela Guandalini, Gestora da APA Ibitinga e Karine Paniquar, coordenadora de Meio Ambiente da Prefeitura de Ibitinga.

Conheça a APA Ibitinga

A APA Ibitinga se destaca pelas áreas alagadas, denominadas pela população local como “Pantaninho” (várzea do rio Jacaré-Pepira) e “Varjão” (várzea do rio Jacaré-Guaçu), onde existem importantes remanescentes de vegetação em estágio avançado de regeneração e a fauna a ela associada, como: tamanduá-mirim, veado campeiro, lobo guará, onça parda, além de diversas espécies de aves e peixes, algumas delas ameaçadas de extinção.

Estas duas áreas alagadas e cheias de rios caudalosos são consideradas verdadeiros Paraísos das Águas e da Biodiversidade, além de possuírem características que se assemelham ao Pantanal, podendo ser chamadas de “Pantanal Paulista”.

“As APAs estaduais em São Paulo são gerenciadas pela Fundação Florestal tendo a Gestão da APA Ibitinga por esta instituição”, explica Pâmela, gestora da APA Ibitinga.

Salve o Meio Ambiente

Torne-se um agente sustentável e promova atitudes ambientais na sua comunidade.

Salvar o planeta está em nossas mãos!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Comente com seu Facebook

Clique aqui e garanta seu desconto para anunciar

Você pode ganhar até 25% de Desconto para Anunciar!

Durante o estado de calamidade estamos oferecendo desconto especial para anunciantes que fizerem seus contratos de forma digital. Clique no botão abaixo para que nossa equipe entre em contato com você.
Preencher formulário

Receba as matérias por email

Preencha corretamente os campos abaixo

Quem viu, também viu...