O desejo sexual (ou libido) pode sofrer alterações ao longo do tempo, devido a oscilações hormonais ou fatores emocionais. A libido é controlada por vários hormônios e por isso é muito comum o desejo sexual diminuir em períodos como climatério, menopausa e andropausa, quando estes hormônios estão em fase de declínio em homens e mulheres.
Dentre os principais fatores que podem levar à falta de libido, destacam-se o estresse, a ansiedade, uso de medicamentos, problemas no relacionamento, impotência sexual, climatério/menopausa e andropausa.
A diminuição do desejo sexual é um dos MAIORES PROBLEMAS de relacionamento e muitas vezes é agravado pelo fato do casal ter vergonha de falar sobre o assunto, inclusive com outras pessoas, como médicos e psicólogos e acabam deixando de lado o tratamento, perdendo assim a qualidade de vida.
Quando a perda da libido é causada por fatores EMOCIONAIS, psicólogos ou psiquiatras devem fazer o acompanhamento do paciente para que consiga reverter o quadro. Já em casos onde são diagnosticados problemas HORMONAIS, o médico deverá acompanhar e indicar o melhor tratamento para cada paciente, podendo ser necessária a reposição hormonal.
Como é feita a reposição hormonal
A reposição hormonal deve ser feita com segurança, de acordo com a necessidade de cada paciente. Tanto em homens quanto mulheres, a reposição hormonal pode ser feita através de medicação oral, injetáveis, géis transdérmicos e implantes hormonais, que representam uma forma segura e minimamente invasiva, sendo o mais indicado atualmente.
Aqui no Instituto Naine, buscamos sempre tratar nossos pacientes como um todo, de forma com que ele se sinta bem e que seu corpo se torne saudável, independente de sua doença.