SIM! É possível prevenir a Osteoporose, uma doença que atinge milhões de idosos ao redor do mundo, caracterizada principalmente pela perda de massa óssea, que pode levar ao enfraquecimento dos ossos e aumento da incidência de fraturas.
Muitos especialistas acreditam que a prevenção à Osteoporose deve começar já na fase da infância, para que se forme uma boa reserva óssea, pois crianças que apresentam uma alimentação pobre em nutrientes podem acumular pouca massa óssea, antecipando o início da doença na fase adulta.
Portanto, adotar um estilo saudável desde a infância é a melhor maneira de prevenir a Osteoporose! Mas temos outras dicas também:
- Praticar exercícios físicos regularmente
- Ter uma alimentação balanceada, principalmente rica em Cálcio e Vitamina D
- Evitar o consumo de bebida alcoólica e cigarro
- Fazer reposição hormonal se necessário
- Fazer acompanhamento com ortopedista a partir dos 50 anos, realizando exames de densitometria óssea anualmente
E se tratando dos idosos, o cuidado é redobrado principalmente no fêmur! Você sabia que esta é a região mais comum de trauma ortopédico em pessoas da 3ª idade? Mas também podem ocorrer contusão muscular, luxações, entorses e traumatismos em outras partes do corpo, como cabeça, ombro, joelho e tornozelo.
As mulheres são as mais afetadas, porém a queda masculina costuma ser mais grave, trazendo desfechos piores.
Com o avanço da idade, se não houver um preparo para essa fase podem surgir alterações dos reflexos, coordenação e da marcha. Todos estes fatores estão relacionados à queda em idosos.
Fique de olho nessas dicas e salve o post para não esquecer. Busque fazer todas as recomendações possíveis, pois por mais simples que pareçam, fazem toda a diferença para evitar acidentes domésticos:
▪ Instale corrimão nos dois lados das escadas;
▪ Usar calçados fechados com solados de borracha é importante;
▪ Evitar muitos tapetes nos ambientes, e os que precisarem estar presentes, certificar de que estão bem presos.
▪ Apesar de parecer que muitos móveis pela casa seria algo bom para servirem como apoios, na prática não é bem assim. Organize bem as coisas e as posições dos móveis para que a circulação seja confortável;
▪ O tapete antiderrapante salva. Use principalmente no banheiro;
▪ Abajur também se faz necessário. Coloque um próximo à cama, importante para caso precise levantar à noite;
▪ Em caso de mobilidade limitada, a recomendação é utilizar instrumentos de apoio, como bengalas ou muletas.
▪ E não esqueça: ir ao médico e fazer check-ups é apostar na saúde e longevidade!