A Páscoa está chegando e com ela aumenta nossa vontade de comer chocolate, não é mesmo? Mas o excesso de consumo de doces e chocolates nessa época do ano podem levar ao aumento de açúcar no sangue e ao desenvolvimento da diabetes, que traz riscos à saúde.
Por isso, é muito importante que seus exames estejam em dia, principalmente os exames de glicemia e curva glicêmica, que podem auxiliar no diagnóstico da diabetes.
O exame de glicemia em jejum serve para medir a quantidade de glicose (açúcar) na corrente sanguínea. É um exame simples de sangue, que a pessoa deve estar em jejum por 8 a 12 horas, e apenas é permitido o consumo de pouca quantidade de água. O exame de glicemia em jejum investiga possíveis casos de diabetes, e também é utilizado para controle da doença. O resultado esperado, considerado normal, é até 99 mg/dL.
Já a curva glicêmica também é um exame de sangue, que é solicitado com o objetivo de verificar como o organismo reage a elevadas concentrações de glicose, visando diagnosticar a diabetes, pré-diabetes, resistência à insulina ou outras alterações relacionadas ao pâncreas. Com isso, a primeira coleta de sangue deve ser realizada com o paciente em jejum de pelo menos 8 horas. Após a primeira coleta, o paciente deve ingerir um líquido açucarado, com cerca de 75g de glicose. Após o consumo desse líquido, são feitas mais coletas de sangue de acordo com a recomendação médica, mas geralmente são realizadas 3 coletas no período de 2 horas após a ingestão. Com isso, é analisado o comportamento do organismo em relação à glicose, se está conseguindo degradar ou não.
Agora que você já sabe a importância de manter seus níveis glicêmicos para que não desenvolva diabetes, que tal agendar seus exames de check-up para curtir a Páscoa tranquilamente?!