fbpx

Você já ouviu falar de Coluna Neutra? Saiba que ela pode proteger sua saúde!

coluna neutra

Em Pilates nós trabalhamos muito com o termo “coluna neutra”, mas você sabe o que isso significa? 

Se você já praticou musculação, aulas de ginástica ou mesmo vendo alguns vídeos na internet, em algum momento você ouviu a orientação “encaixa o quadril”, pois ela era muito usada nessas aulas e pode ser que ainda seja usada até os dias atuais. 

A intenção era proteger a sua coluna promovendo uma retificação da coluna lombar e garantir que os movimentos executados não causasse sobrecarga na região.

Apesar do nobre objetivo vários estudos estão fazendo com que o termo “encaixa o quadril”,  seja gradualmente substituído pela expressão “mantenha a coluna neutra”.

A posição da coluna neutra nada mais é do que manter as curvaturas fisiológicas preservadas. Quando isso acontece há uma melhor absorção e dissipação da sobrecarga gerada sobre a região lombar, diminuindo consideravelmente as chances de lesões.

coluna neutra - Vértebras

Conseguir essa organização requer combinar os músculos locais que são menores, mais próximos aos ossos e responsáveis pela estabilização  o os músculos globais  que são maiores, mais superficiais e responsáveis por tarefas maiores.

E o Pilates é uma das muitas modalidades de atividade física que proporciona esses benefícios.

Tente lembrar sempre da “Coluna Neutra” quando for pegar seu filho no colo, carregar as compras do mercado, pegar um peso no chão, limpar a casa, sentar a frente do computador, assistir tv….

E aí, gostou dessa dica? Fique atento nas publicações da Revista Foco que a cada semana trarei uma dica para melhorar a sua saúde 😉

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Comente com seu Facebook

Clique aqui e garanta seu desconto para anunciar

Você pode ganhar até 25% de Desconto para Anunciar!

Durante o estado de calamidade estamos oferecendo desconto especial para anunciantes que fizerem seus contratos de forma digital. Clique no botão abaixo para que nossa equipe entre em contato com você.
Preencher formulário

Receba as matérias por email

Preencha corretamente os campos abaixo

Quem viu, também viu...

homem sentado refletindo olhando para as montanhas - ansiedade
Corpo e Mente em Forma
Fernanda Sarmiento

Ansiedade: Você acredita que dá para viver sem ela?

Segundo o dicionário, a palavra ansiedade significa grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia. No meu consultório, a ansiedade sempre foi uma das principais queixas

Corpo e Mente em Forma
Mariana Dos Reis Inocente

Isolamento social de forma mais leve

Olá, leitores da Revista Foco! Estamos vivendo dias que exigem muito autocontrole, não é mesmo?! Deixar de cumprir uma rotina de trabalho e ter que