Se você pensa que sofrer de varizes é problema só de mulher, está enganado. Dores, inchaço e sensação de peso são sintomas peculiares de quem apresenta varizes nas pernas, e apesar das mulheres serem as e[maiores “vítimas”, os homens também devem ficar de olho: em média, um em cada cinco homens sofre do problema, principalmente a partir dos 30 anos.
O fato é que quando as varizes aparecem é sinal de que as veias das pernas não estão funcionando como deveriam. O correto é o sangue circular e voltar para o coração. Mas, quando estas válvulas falham, o sangue não circula direito e desta forma, acumula-se nas pernas, formando as varizes.
As causas das varizes são diversas. Entre elas, a principal é a herança familiar. Se algum dos pais tem varizes, as chances de que os filhos terão o problema no futuro é consideravelmente maior. Ainda, o excesso de peso, o sedentarismo, a obstipação intestinal e o exercício físico exagerado colaboram para o seu surgimento. Outra causa frequente das varizes é passar muito tempo em pé ou sentado na mesma posição.
As varizes em homens têm a mesma origem que as varizes em mulheres, apesar delas terem mais fatores de risco para desenvolver a doença. A única diferença das varizes masculinas é que os homens demoram mais a cuidar e só recorrem ao médico quando as dores ficam crônicas. Por vezes, os pelos das pernas masculinas escondem as varizes pequenas e com isso, eles postergam o tratamento permitindo o agravamento da situação.
Não é preciso esperar os vasos aparentes sob a pele ficarem maiores e mais grossos para buscar tratamento. Em varizes mais finas, há opção de aplicar injeções com substâncias que irritam e destroem as veias. As mais grossas são removidas com cirurgia.
Entretanto, a demora pela busca do tratamento, só aumenta os riscos de complicações. Quando não tratadas, as varizes podem aumentar, causando piora na dor e no inchaço. Também podem causar sangramento, inflamação e feridas nas pernas.
As varizes devem ser diagnosticadas precocemente pelo profissional adequado através de exames específicos que irão verificar se as veias estão funcionando bem e se estão obstruídas.
Existem hábitos que ajudam a prevenir as varizes entre eles, praticar atividade física regularmente. Os melhores exercícios são os que se fazem movimentos repetitivos com as pernas sem a presença de muita força como: corrida, bicicleta, natação, tênis e futebol. Esses tipos de exercícios melhoram a circulação sanguínea e fazem com que o sangue caminhe em direção ao coração de forma mais fácil.
Outra forma importante de evitar o problema é não ficar muito tempo parado em pé ou sentado. Atitudes como: movimentar as pernas e fazer pequenas caminhadas pode ajudar, pois estimulam a circulação. Também é importante ficar atento para manter o peso certo, além de evitar as varizes, ajuda na prevenção de outras complicações como a diabetes, doenças do coração e das articulações.
Vale ressaltar, que a prevenção é necessária para todos com históricos familiares. E aqueles que já percebem o aparecimento de varizes nas pernas devem procurar o especialista o mais cedo possível para avaliação e tratamento adequado. A demora pela busca de solução pode piorar o caso. Com o tratamento adequado, os homens podem ter pernas muito mais saudáveis.