A síndrome do manguito rotador ocorre quando há um comprometimento nas estruturas internas do OMBRO (tendões e bursas), causando dor local ou irradiada para o braço, além de dificuldade ou fraqueza para levantar o membro superior, sintomas que podem ser desencadeados tanto por uma inflamação (tendinite) ou até mesmo pela ruptura parcial ou total de tendões responsáveis pelos movimentos.
O manguito rotador é formado por um conjunto de quatro músculos responsáveis por movimentar e dar estabilidade ao ombro: o infraespinhal, o supraespinhal, o redondo menor e o subescapular. As lesões nesta região costumam ocorrer devido a uma inflamação causada pelo desgaste, irritação ou por um impacto devido ao uso excessivo da articulação, o que é mais comum em atletas, e pessoas que trabalham carregando peso com os braços ou fazendo movimentos repetitivos.
O que causa tendinite nos ombros?
As causas mais comuns de tendinite do ombro são o esforço intenso e repetitivo com o braço, principalmente com as mãos acima da cabeça, ou até mesmo permanecer por longos períodos numa má postura, além de uma condição genética do formato das estruturas ósseas do ombro (acrômio ganchoso).
Essa condição da anatomia dos ossos pode ser importante neste caso, porque em algumas pessoas o acrômio (parte superior e lateral da escápula), sendo mais parecido com um ‘gancho’, pode aumentar o impacto entre tendão e osso, facilitando o desenvolvimento de lesões.
Tratamento
O tratamento da síndrome do manguito rotador é indicado para reduzir a inflamação dos tendões e bursas e ajudar na sua recuperação funcional, com repouso do ombro, aplicação de gelo, realização de fisioterapia, e adaptação/modificação das atividades do dia-a-dia, fatores que, em conjunto, podem ajudar a recuperar a estabilidade e a força no ombro afetado.
Já nos casos em que a dor não consegue ser aliviada com o tratamento clínico, é indicada a realização de uma cirurgia para que o médico possa identificar e reparar as lesões. A cirurgia pode ser através da abertura da pele ou com a utilização de uma microcâmera e instrumentos especiais, técnica chamada de artroscopia.