fbpx

Reabilitação de “dente de leite”: Como é possível?

Reabilitação de dente de leite

Um dos maiores desafios na Odontopediatria é a reabilitação (restauração) completa de um dente, onde inclui: tratamento endodôntico (de canal), instalação de pino intra-radicular (dentro da raiz após feito o canal) e confecção da coroa (cobertura do dente).

A complexidade do procedimento não se limita somente à essas três etapas, mas também ao fato de que a maior parte dos pacientes com a indicação deste tratamento são bebês acometidos pela cárie precoce de infância – que causa grandes destruições dos dentes.

Culturalmente, ainda, alguns pais/cuidadores acreditam que o “dente de leite” não tem raiz ou não precisa de cuidados porque ainda é substituído por outro. Outras vezes não sabem dessa alternativa de tratamento.

A não reabilitação ou a perda desses dentes leva a uma série de consequências ruins:

1 – Perda da capacidade ou eficiência mastigatória;
2 – Deglutição atípica (a criança começa a engolir errado);
3 – Distúrbios fonéticos (dificuldade na pronúncia de alguns fonemas), podendo influenciar por sua vez na alfabetização;
4 – Hábitos bucais indesejáveis;
5 – Comprometimento estético;
6 – Problemas psicológicos;
7 – Se houver infecção associada ao dente, pode afetar o coração (endocardite) ou até mesmo provocar septicemia (infecção generalizada), levando à morte.

Existem várias técnicas e diversos materiais que podem ser escolha do profissional, mas o resultado é muito mais que “belo”, é saúde bucal reestabelecida.

A prevenção é o melhor caminho. Levar o bebê mesmo sem dentes pela primeira vez ao Odontopediatra e continuar realizando acompanhamento periódico, é investir em segurança e ter a possibilidade de que ele cresça sem cárie, saudável e feliz. Pode acreditar, custa muito mais barato, em todos os sentidos!

Crédito artigo: Odontopediatria Brasil

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Comente com seu Facebook

Clique aqui e garanta seu desconto para anunciar

Você pode ganhar até 25% de Desconto para Anunciar!

Durante o estado de calamidade estamos oferecendo desconto especial para anunciantes que fizerem seus contratos de forma digital. Clique no botão abaixo para que nossa equipe entre em contato com você.
Preencher formulário

Receba as matérias por email

Preencha corretamente os campos abaixo

Quem viu, também viu...

pessoa sentindo-se transformada
Psicologia
Aulus Marquesi

Transformação: a roda gira novamente

Podemos ver a vida como um ciclo de poucas etapas: começo, meio e fim; muitas vezes nos é ensinado assim, mas como deixar de lado