fbpx

O que é a Síndrome do Manguito Rotador

tendinite no ombro - manguito rotador

A síndrome do manguito rotador ocorre quando há um comprometimento nas estruturas internas do OMBRO (tendões e bursas), causando dor local ou irradiada para o braço, além de dificuldade ou fraqueza para levantar o membro superior, sintomas que podem ser desencadeados tanto por uma inflamação (tendinite) ou até mesmo pela ruptura parcial ou total de tendões responsáveis pelos movimentos.

O manguito rotador é formado por um conjunto de quatro músculos responsáveis por movimentar e dar estabilidade ao ombro: o infraespinhal, o supraespinhal, o redondo menor e o subescapular. As lesões nesta região costumam ocorrer devido a uma inflamação causada pelo desgaste, irritação ou por um impacto devido ao uso excessivo da articulação, o que é mais comum em atletas, e pessoas que trabalham carregando peso com os braços ou fazendo movimentos repetitivos.

O que causa tendinite nos ombros?

As causas mais comuns de tendinite do ombro são o esforço intenso e repetitivo com o braço, principalmente com as mãos acima da cabeça, ou até mesmo permanecer por longos períodos numa má postura, além de uma condição genética do formato das estruturas ósseas do ombro (acrômio ganchoso).

Essa condição da anatomia dos ossos pode ser importante neste caso, porque em algumas pessoas o acrômio (parte superior e lateral da escápula), sendo mais parecido com um ‘gancho’, pode aumentar o impacto entre tendão e osso, facilitando o desenvolvimento de lesões.

Tratamento

O tratamento da síndrome do manguito rotador é indicado para reduzir a inflamação dos tendões e bursas e ajudar na sua recuperação funcional, com repouso do ombro, aplicação de gelo, realização de fisioterapia, e adaptação/modificação das atividades do dia-a-dia, fatores que, em conjunto, podem ajudar a recuperar a estabilidade e a força no ombro afetado.

Já nos casos em que a dor não consegue ser aliviada com o tratamento clínico, é indicada a realização de uma cirurgia para que o médico possa identificar e reparar as lesões. A cirurgia pode ser através da abertura da pele ou com a utilização de uma microcâmera e instrumentos especiais, técnica chamada de artroscopia.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Comente com seu Facebook

Clique aqui e garanta seu desconto para anunciar

Você pode ganhar até 25% de Desconto para Anunciar!

Durante o estado de calamidade estamos oferecendo desconto especial para anunciantes que fizerem seus contratos de forma digital. Clique no botão abaixo para que nossa equipe entre em contato com você.
Preencher formulário

Receba as matérias por email

Preencha corretamente os campos abaixo

Quem viu, também viu...

Corpo e Mente em Forma
Revista FOCO

AMOR PELA CORRIDA: A PÍLULA DO BEM ESTAR

Você já parou para pensar que talvez mudanças de hábitos podem te trazer muitas vantagens? A prática de esportes, como já sabemos, traz muitos benefícios