fbpx

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Criança dispersa e desatenta, criança que não termina as atividades, criança hiperativa. Como saber se é só agitação ou se é Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)? 

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um problema que preocupa pais, educadores e profissionais de saúde. Segundo a Sociedade Americana de Pediatria, a doença acontece em 4 a 12% das crianças em idade escolar são diagnosticavas com a síndrome, sendo 3x mais frequentes em meninos, causando sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

O TDAH é uma doença neuropsiquiátrica crônica, que se inicia na infância, mas que pode acompanhar o indivíduo por muito tempo. O fato é que existem adolescentes e adultos que deixam de manifestar os sintomas naturalmente conforme se desenvolvem, mas cerca de 50% das pessoas com o transtorno continuam manifestando os sintomas do TDAH ao longo da vida adulta. 

Você sabia que a nem toda pessoa agitada, desatenta ou impulsiva têm TDAH?

Entenda sobre a importância do diagnóstico:

A fase do diagnóstico é muito importante e tem que ser feito de forma correta para garantir qualidade de vida às pessoas que sofrem com os sintomas do TDAH, de outras doenças que se assemelham com o transtorno e mesmo de pessoas saudáveis que por inúmeros motivos apresentam algum sinal (o que não caracteriza o diagnóstico da doença). 

Vale ressaltar que nem toda criança, adolescente ou adulto com sinais de agitação (hiperatividade), desatenção e/ou impulsividade tem TDAH.

Primeiramente, é necessário entender que algumas pessoas perfeitamente saudáveis podem apresentar agitação (hiperatividade), impulsividade e/ou desatenção por algum momento da vida. 

Nos primeiros anos de vida, a falta de atenção ou concentração pode ser relacionada a outras razões que passam despercebidas. Problemas de audição e dificuldade de visão, por exemplo, podem levar as crianças a ficarem dispersas nas atividades rotineiras de forma mais rápida. Por isso, antes de fechar o diagnóstico, o medico deve esgotar todas as outras possibilidades. 

A manifestação isolada de alguns desses sintomas não significa que a criança, adolescente ou adulto tenha o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Para que o diagnostico seja eficaz os sintomas devem ser combinados, de forma intensa e persistente ao longo do tempo, causando prejuízos funcionais significativos. 

Basicamente, os sintomas do TDHA se dividem em três grupos. São eles: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Normalmente, cada paciente manifesta um sintoma especifico que pode mudar durante as fases da vida. Ou seja, uma criança pode apresentar de forma predominante a desatenção, em outro momento da vida, pode mudar para apresentação de impulsividade ou hiperatividade, assim sucessivamente. 

Confira as principais manifestações em cada etapa do desenvolvimento: 

TDAH - Tabela – Principais manifestações do TDAH em cada etapa do desenvolvimento.
Fonte: este quadro é uma adaptação de Polanczyk e Rohde, 2012.

Saiba mais sobre o tratamento: 

O tratamento precoce do TDAH é primordial para que a vida daqueles que têm o transtorno seja mais saudável, produtiva e com mais qualidade. Por isso é imprescindível que os sintomas sejam logo identificados e tratados corretamente.

O tratamento de crianças e adolescentes com TDAH é multidisciplinar, ou seja, se baseia na intervenção com profissionais de várias áreas, como os da área médica, de saúde mental e pedagógica.

Avaliações com psicólogo, fonoaudiólogo, psicomotricista, otorrinolaringologista, oftalmologista, e outros, podem ser necessárias, conforme a demanda de cada caso. A medicação, na maioria dos casos, faz parte do tratamento.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Comente com seu Facebook

Clique aqui e garanta seu desconto para anunciar

Você pode ganhar até 25% de Desconto para Anunciar!

Durante o estado de calamidade estamos oferecendo desconto especial para anunciantes que fizerem seus contratos de forma digital. Clique no botão abaixo para que nossa equipe entre em contato com você.
Preencher formulário

Receba as matérias por email

Preencha corretamente os campos abaixo

Quem viu, também viu...

Ações Sociais
Revista FOCO

CAMPANHA SANGUE BOM

Se tem uma palavra que pode descrever a equipe do Rotary Estância das Águas durante essa quarentena, ela é SOLIDARIEDADE! Você, leitor, já conferiu por