Revista FOCO - Logotipo

Você sabia que exames de sangue podem detectar alergias?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população apresenta problemas alérgicos e estima-se que em 2050 esse número suba para 50%. A partir desses números, os exames que permitem detectar alergias com eficácia têm ganhado destaque e é muito importante conhecer cada um deles.

A alergia é uma resposta imunológica a algum corpo estranho e pode ser classificada em:

  • Respiratória: causada por exposição a agentes alergênicos como fungos, ácaros, pelos de animais, etc., podendo levar a quadros de sinusite, rinite, asma.
  • Cutânea: podem ser decorrentes do uso de cosméticos, produtos de limpeza, exposição ao sol, levando a quadros de urticária e dermatite.
  • Alimentar: causada por alguns alimentos potencialmente alergênicos, como leite, frutos do mar, glúten, castanhas, etc, podendo levar a reações como urticária, inchaço e choque anafilático.
  • Insetos: causada pela toxina liberada na picada de alguns insetos, como pernilongos, formigas e abelhas, podendo gerar sintomas mais leves como urticária e casos mais graves como o choque anafilático.

Os exames mais simples para detectar alergia são exames de sangue IgE Total que detecta se há realmente um processo alérgico e o IgE Específico, que testa anticorpos IgE em resposta a alérgenos individuais, visando descobrir a origem da alergia. Para este exame, o médico seleciona os alérgenos que serão testados e cada testagem é feita utilizando uma pequena amostra de sangue e um IgE correspondente ao grupo alergênico.

Testes tópicos também podem ser realizados, como o Teste de Prick, na qual gotas de substâncias alergênicas são pingadas no antebraço do paciente, aguardando-se 20 minutos para verificar se há reação alérgica. Também há o teste de alergia nas costas, onde são colocadas fitas adesivas com pequena quantidade de alérgeno nas costas por um período de 48 horas para verificar a reação.

Vale lembrar que qualquer pessoa com qualquer idade pode apresentar quadros alérgicos e alguns tipos de alergia têm cura de forma espontânea ao longo da vida. Mas em todo caso, se tiver algum desconforto alérgico, é muito importante que procure um médico para uma avaliação e indicação para realização dos exames!

Compartilhe

Comente com seu Facebook

Clique aqui e garanta seu desconto para anunciar

Você pode ganhar até 25% de Desconto para Anunciar!

Durante o estado de calamidade estamos oferecendo desconto especial para anunciantes que fizerem seus contratos de forma digital. Clique no botão abaixo para que nossa equipe entre em contato com você.
Preencher formulário

Receba as matérias por email

Preencha corretamente os campos abaixo

Quem viu, também viu...

Dicas para o antes e depois do exame de sangue
Exames Laboratoriais
Edilaine Ap. Moreale Turco

Dicas para antes e depois do exame de sangue

Com os exames de sangue você pode se prevenir de várias doenças e até mesmo identificar alergias! Mas para que o processo da coleta seja