fbpx

#FaçaVocêMesmo o seu próprio terrário!

Você morre de vontade de montar um terrário, mas tem medo de não saber o que fazer? Ou acha que vai gastar uma fortuna e que, no final, não vai dar certo?

Neste artigo vou explicar passo-a-passo a maneira mais simples, barata e garantida de montar o seu primeiro terrário!

1º Passo: Compre 1 Kit Iniciante

Como você ainda não deve ter conhecimento sobre o preparo da terra, a escolha do vidro certo e da planta adequada, o melhor caminho para montar seu primeiro terrário é comprando um Kit Terrário.

Normalmente este tipo de kit vem com:

  • 1 vidro com tampa;
  • 1 saquinho com musgo;
  • 1 saquinho de terra preparada;
  • 1 saquinho de pedras sortidas;
  • 1 saquinho de pedras;
  • 2 palitos de hashi;
  • 1 borrifador de água;
  • 1 ou 2 objetos decorativos.

2º Passo: Montagem

a) Preparando a base

A camada inicial (que vai ficar embaixo) será a terra. Normalmente o saquinho vai com uma quantidade de terra que pode ser usada totalmente ou, caso deseje uma camada mais fina embaixo, basta usar menos terra.

Nota: Ao contrário dos vasos comuns, nos terrários não há a necessidade de fazer uma drenagem para escoamento de água pois, por se tratar de um ecossistema criado em ambiente fechado, existe a reciclagem de água.

b) Compondo a decoração

Agora começamos a usar a criatividade!

A colocação do musgo

Após a colocação da terra chegou a hora de colocar o musgo. Nesta etapa você vai usar o hashi (ou outro tipo de palito) para te ajudar no posicionamento do musgo no terrário.

Nota: O musgo não precisa ser enfiado na terra, basta apenas acomodá-lo sobre a terra.

Posicionando as pedras e casca de pinus

Agora selecione as pedras da maneira que preferir e, se o vidro for muito pequeno (como no nosso exemplo), vá inserindo as pedras, uma de cada vez e posicionando-as com a ajuda do hashi.

Nota: Tenha sempre em mente que o terrário deve ter uma “vista principal”. Sendo assim, pense no posicionamento das pedras de modo que favoreça esta vista.

Atenção aos detalhes

Antes de colocar o personagem principal no terrário, é possível acrescentar alguns detalhes de musgo entre as pedrinhas, o que dá um toque mais orgânico e natural para a composição.

No nosso exemplo usamos a casca de pinus para criar a superfície onde nosso personagem (coelhinho) seria inserido, mas siga a sua imaginação.

A cereja do bolo

Após todos os elementos em suas posições basta inserir o seu “personagem principal”, que pode ser colado na casca de pinus (com cola comum) ou simplesmente colocado sobre a casca (o que é uma vantagem, caso você queira colocar outra coisa no futuro).

3º Passo: Finalização

Parabéns, seu terrário está pronto! Mas antes de fechar você precisa fazer uma coisa muito importante: regar as plantinhas.

O terrário deve ser regado com borrifador da água (que acompanha o kit), com umas 5 ou 6 borrifadas em média para um terrário deste tamanho.

Nota: Depois de fechado é importante manter o terrário sempre fechado e em local iluminado, porém ele não aguenta luz solar direta!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Comente com seu Facebook

Clique aqui e garanta seu desconto para anunciar

Você pode ganhar até 25% de Desconto para Anunciar!

Durante o estado de calamidade estamos oferecendo desconto especial para anunciantes que fizerem seus contratos de forma digital. Clique no botão abaixo para que nossa equipe entre em contato com você.
Preencher formulário

Receba as matérias por email

Preencha corretamente os campos abaixo

Quem viu, também viu...

decoração rústica
Casa e Jardim
Lenita Costa

Tendência decorativa: decoração rústica

Quem ama plantas acaba cedendo espaço para outros elementos naturais fazerem parte do cenário, resultando em um ambiente harmônico que está em maior contato com