Olá entusiastas da cerveja artesanal! Em tempos de COVID-19 a maioria das empresas e profissionais estão tendo que se virar com o que podem para manter, ao menos, o mínimo de suas operações, e quem sabe assim conseguir fazer com que suas empresas ou marcas cheguem com vida ao fim dessa quarentena.
E no universo das cervejas artesanais isso não vem sendo diferente…
Com a obrigatoriedade (e necessidade) de pubs, bares, restaurantes e cervejarias se manterem fechados ao público, muitas cervejarias se veem na crítica situação de precisar produzir para se manter e não ter o canal de venda com seu público.
E essa questão se torna muito pior para as micro e pequenas cervejarias independentes em que grande parte são empresas familiares ou fruto do investimento de um entusiasta ou cervejeiro caseiro sonhador que se vê hoje com, além de uma empresa, provavelmente funcionários para gerir.
Inovando para sobreviver
Dificuldades à parte, a criatividade sempre foi o ponto forte desse ramo e hoje mais que nunca as cervejarias se esforçam em busca de inovação para esse novo formato de comércio, mas muitas das soluções que se apresentam nem são tão novas assim.
O famoso “growler”
Uma delas é o “growler”, nome que se dá aos recipientes feitos para carregar chope da cervejaria para casa. São geralmente feitos de vidro, cerâmica ou inox, com uma tampa eficiente para reter o gás da cerveja e com capacidade de um e dois litros.
Você passa naquela sua cervejaria favorita, pega um litro do chope que preferir e pronto, terá o melhor das cervejarias no conforto e segurança da sua casa.
Mantidos na geladeira os growlers podem preservar seu chope por até cinco dias. Nos dias atuais esse vem sendo o único formato de venda de muitas cervejarias e bares especializados em artesanais, todas elas com o take away (pega e leva pra casa) ou delivery.
Packs e produções colaborativas
Outra tendência da quarentena são as produções colaborativas e os packs, cervejarias unidas produzindo um mesmo rótulo em conjunto.
Dessa forma, unem forças nos custos de produção, nas campanhas de marketing e por sua vez, repartem os ganhos (em tempos de pandemia, pingar é melhor que secar).
Os packs seguem essa onda de colaboracionismo, onde as próprias cervejarias se unem e criam packs com rótulos variados e as vezes com preços promocionais. Essa modalidade vem crescendo bastante nos últimos meses, principalmente nas vendas online.
“Beba local” e expansão dos sabores
Um movimento atual bastante interessante também é o das cervejarias estarem entrando no raio de visão de um público até então inalcançado, os bebedores de cervejas de massa ou cervejas “normais” como muitos deles mesmos dizem.
Com a opção da venda em growler oferecida quase que unicamente pelas cervejarias e bares especializados, esse consumidor se vê atraído pela solução e se aventura nesse meio.
Meio esse que pode ser sem volta pois, diante de quatro, seis ou dezoito torneiras com dezenas de estilos diferentes disponíveis, ele sempre poderá se refugiar numa boa Pilsen puro malte, caso suas degustações fiquem exóticas demais.
Agora esse cara já é dos nossos e a Cultura do Beba Local ganhou mais um praticante, afinal, além de contribuir com uma empresa da sua cidade, a melhor cerveja do mundo sempre será a produzida mais perto de você.
Mas isso já é tema para uma outra história.