Esta é uma história de amizade, ideias e ideais. Os sócios da MOSP Advogados têm em comum uma amizade que remonta ao início dos anos 2000 e que foi se fortalecendo com o tempo; à época todos ainda cursavam Direito e traçavam seus planos de carreira, cada qual em uma realidade diferente. À medida que as afinidades foram se identificando e as carreiras se desenvolvendo as histórias de vida dos amigos começou a se entrelaçar até a formação do novo escritório de advocacia, que está prestes a completar 3 anos de vida.
Em perspectiva as conversas e intenções dos sócios Bruno Mazzo e Gustavo Ocon, ainda no plano das ideias, de um lado, e dos sócios Carlos Sestare e Paulo Pinezi, de outro, no sentido de desenvolver e empreender na advocacia de forma conjunta tiveram destinos interessantes; Gustavo tinha sua carreira em São Paulo, Bruno em Itápolis e Carlos e Paulo em Ibitinga; dizia Bruno a Gustavo: “um dia iremos trabalhar juntos”, assim como Carlos e Paulo discutiram em várias oportunidades a intenção de atuar de forma conjunta. Quis o destino que, em 2012 Bruno e Carlos se unissem para formar a SMG Advogados e em 2018 Gustavo e Paulo a Pinezi Advogados.
Desta história nasceu a MOSP. Em 2019, depois de um treinamento em empreendedorismo jurídico, Bruno disse a Carlos: “precisamos crescer; precisamos empreender. E a melhor maneira para fazer isso é nos unir aos melhores concorrentes do mercado, que, indiscutivelmente, são nossos amigos Gustavo e Paulo”. Bastou um almoço de negócios, um aperto de mãos e 6 meses de planejamento e organização para que, em janeiro de 2020, fosse oficializada a fusão das “bancas” e inaugurada a MOSP Advogados, que já nasceu grande, com a inclusão do sócio Luiz Garcia – que já era sócio da SMG – e dos parceiros Sandro Oliveira, Raquel Lorusso e Kilza Leite.
Logo que inaugurada a operação veio a Pandemia de Covid 19 obrigando o escritório a readaptar toda sua estratégia e forma de atuação. Desde o início a ideia da MOSP Advogados era ser um empreendimento na área jurídica diferente do tradicional; baseada na ideia de trazer ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado e no DNA de entregar serviços de qualidade, seguros, eficientes e com a velocidade que o novo mercado empresarial precisa, a realidade do distanciamento social somente acelerou o processo. A exemplo, quando vieram as audiências, reuniões e atendimentos remotos (virtuais), o escritório já estava preparado e pôde evoluir e crescer, mesmo no cenário adverso. Este é o mantra do empreendedor: se adaptar ao mercado o mais rapidamente possível.
Hoje o “Time MOSP” conta com 8 advogados com experiências e capacidades integradas, divididos em núcleos de atuação, entregando serviços nas mais variadas áreas. Durante estes três (3) anos ingressou no time o Dr. Carlos Alberto Ocon de Oliveira, Delegado aposentado e irmão do sócio Gustavo; recentemente a Dra. Raquel Lorusso deixou o time, mas continua como parceira estratégica e muito querida por todos. Completa a equipe Michele Sestare que dá todo o suporte necessário para o bom andamento da empresa, cuidando de cada detalhe com carinho e dedicação.
Esta é a nossa história de vida. Mas: quais são os ideais, valores e missão da MOSP Advogados? Nosso ideal maior é ser um empreendimento, um escritório com visão de futuro; nossos valores são a completa transparência, ética e aperfeiçoamento constante e nossa missão é entregar serviços de alta qualidade, identificando oportunidades, criando iniciativas e alternativas para os clientes com gerenciamento de risco, viabilizando negócios, conciliando e atuando no Judiciário com independência e confiança.
DNA Empreendedor:
O Direito é uma ciência tradicionalista, formalista e conservadora; o mesmo se pode dizer da Advocacia, que, historicamente, é uma profissão “engessada” e, até certo ponto – o que vem mudando de forma acelerada – um mercado “conservador”; práticas “arraigadas” e costumes que se estabeleceram com o tempo afastavam a profissão dos conceitos de empreendedorismo, negócio e gestão profissional.
Contudo esta realidade já não se sustenta. O Brasil é um dos maiores mercados jurídicos do mundo, senão o maior; a concorrência é uma realidade, o que obriga o profissional a buscar formas de se destacar na carreira e ter sucesso. Desta realidade nasce o conceito de “empreendedorismo jurídico”, que pode ser definido como “a capacidade de identificar problemas e oportunidades, formular soluções, investir e aportar recursos para criar e atender situações que gerem resultado ao escritório”.
Cumpre destacar que empreender não é um “dom” e sim um “comportamento”, uma atitude concreta em direção ao objetivo; esta “mentalidade” pode ser desenvolvida e aplicada seguindo alguns pilares, exemplificativamente:
• ter iniciativa, buscar e criar oportunidades
• ter qualificação técnica e aprimoramento constante;
• correr riscos calculados e ser eficiente;
•comprometimento, persistência e ética;
•planejamento, objetivos, metas e monitoramento;
• ampliação de “network” e areas de atendimento;
•fomento da carteira de clientes decorrente desta postura e do resultado alcançado.
Antes mesmo de ser um motivo para o advogado se “diferenciar” no mercado trata-se de questão de sobrevivência. O profissional que não se qualificar e aprender a ter uma forma de atuar organizada, com método e demonstração ao cliente do “modo” de atuação tende a ficar obsoleto e perder participação. A nova economia e suas bases exigem dos profissionais de todas as áreas este “mindset”, esta postura, assim como àqueles que já estão atuando ter ciência que os novos advogados e juristas estão sendo, aos poucos, formados para esta realidade.
As vantagens da adoção desta ideia de que a advocacia deve ser vista como uma empresa, na acepção de uma atividade profissional, e como tal ser organizada e gerida são várias, dentre as quais se pode destacar:
• agilidade na execução dos serviços sem perder a qualidade e segurança;
• capacidade de gerir o negócio e gerar receitas de honorários;
•maior satisfação dos clientes e percepção na comunidade;
• ter como fundamento a adoção de tecnologias e inovações para manter a relevância e atualidade da empresa;
• trabalhar de forma eficiente gerando qualidade de vida, menos estresse e maior satisfação.
Com esta “forma de pensar” a MOSP Advogados, seus sócios, parceiros, colaboradores e correspondentes aplicam estes conceitos e fundamentos na sua forma de atuar, sempre balizada pela ética e normas da Ordem dos Advogados do Brasil, colocando à disposição das comunidades de Ibitinga, Itápolis, Tabatinga, Borborema, Novo Horizonte, Bariri e toda região serviços confiáveis, seguros e adequados a cada demanda que lhe é confiada. Como define o sócio Paulo Pinezi: “trabalhamos sério para entregar os melhores resultados aos clientes, pois, como atividade de “meio”, o que se deve fazer é sempre o melhor possível”.
O escritório acredita no desenvolvimento de nossa região, com criação de novas oportunidades de negócios, avanço do agronegócio, que a cada dia mostra que está cada vez mais forte e atualizado às novas tecnologias, exigindo contratos e relações ainda mais seguras e adequadas, bem como do fortalecimento do setor têxtil, com ênfase em cama, mesa, banho e confecções, além de outros setores como as empresas de “e-commerce”, de tecnologia e outras que, conforme avançam, ajudam a desenvolver um ambiente de negócios próspero para o comércio, a indústria e a prestação de serviços em variadas áreas.
Neste contexto e nesta realidade é que se posiciona a MOSP Advogados. Um escritório de advocacia genuinamente criado a partir de laços de amizade e admiração profissional de seus sócios fundadores, que aliou capacidades de alguns ótimos advogados, cada qual com suas habilidades, técnicas e conhecimento, para a entrega de serviços confiáveis e seguros na nossa comunidade regional, com a ideia e a intenção de, como diz o sócio Carlos Sestare “mostrar aos empresários e aos clientes em geral que é possível contratar serviços desta natureza aqui mesmo em Ibitinga, dispensando a ida a centros maiores”.
De outro lado, com esta união que gera o empreendimento, a MOSP Advogados coloca como missão a real e sincera intenção de fomentar e auxiliar a atividade jurídica, o crescimento e aprimoramento da advocacia de um modo geral para nossa região, que conta com centenas de advogados de ótima qualidade e excelência para atendimento dos cidadãos e cidadãs que necessitam de serviços desta natureza; com isso, como salienta o sócio Gustavo Ocon “tanto a advocacia cresce em nível como a atividade judiciária fica facilitada, pois o que é apresentado ao Judiciário tem maior qualidade, facilitando o trabalho e gerando rapidez na entrega das decisões; esta postura também ajuda no trabalho do advogado de forma extrajudicial, com cartórios, repartições públicas e serviços particulares, gerando um ambiente de negócios mais estável e seguro para todos”.
A banca jurídica tem seu DNA Empreendedor que vem de seus sócios e colaboradores; acredita em Ibitinga e nas cidades da região e atua de forma consciente e regular para o engrandecimento e melhora da comunidade regional, que tem localização privilegiada no território nacional, com recursos naturais e gente trabalhadora que construiu e vai continuar construindo uma história de sucesso e desenvolvimento.