Missão (razão de ser)
Retrata a finalidade da sua empresa existir. Por que ela existe? O que ela faz? Quem ela atende? São perguntas que devem ser respondidas antes de abrir qualquer negócio de pequeno, médio ou grande porte.
Não conhecer sua missão é o mesmo que não conhecer sua própria função. Torna-se impossível, portanto, comprar, produzir, atender, vender, entregar e receber por seu produto e/ou serviço.
Uma missão bem definida permite organizar os setores de maneira mais eficiente e produtiva, pois entender o que deve ser feito auxilia a busca pela melhor forma de fazê-lo.
Visão (convicções que direcionam sua trajetória)
Deve apresentar as expectativas da sua empresa em relação ao futuro de curto, médio ou longo prazo. Onde ela quer chegar? Quanto ela quer crescer? Como ela quer ser reconhecida?
Não conhecer sua visão é o mesmo que viver apenas no presente, sem definição de novos objetivos e perspectivas para o negócio. Uma visão bem definida e quantificada ao longo do tempo, através de indicadores de desempenho, permite analisar a trajetória da sua empresa e planejar novas ações, se necessário.
Valores (convicções que fundamentam sua conduta)
Deve demonstrar as atitudes da sua empresa conforme seus princípios e crenças. O que ela entende ser correto? Em que ela acredita? O que orienta sua conduta?
Não conhecer seus valores é o mesmo que agir ao acaso, sem critérios, o que pode levar sua empresa ao comportamento incoerente perante os clientes e colaboradores. A definição dos valores de uma empresa auxilia na execução de sua missão e no planejamento de sua visão, ao utilizar seus próprios princípios como base estratégica de gestão.
Após o processo de definição, uma vez que sua empresa absorveu a importância da Missão, Visão e Valores, o próximo passo é saber como utilizá-los de forma eficiente. Não haverá nenhuma utilidade se todas as informações ficarem guardadas dentro da sua gaveta.
Há a necessidade de divulgar a Missão, Visão e Valores a todos os colaboradores, clientes e parceiros da empresa, verbal e visualmente. Banners, folders, painéis, área de trabalho dos computadores, apresentação digital e o próprio site da empresa são práticas comuns de divulgação.
A iniciativa de definir e implementar esse processo deverá partir do próprio empresário, afinal a liderança pelo exemplo é a melhor forma de contribuir para o sucesso do seu negócio.
Refletir e exercitar sua equipe sobre os pontos abordados será um grande passo dado.
Bom trabalho!