fbpx

Acupuntura: a cura na ponta da agulha

     A acupuntura é uma das terapias da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que consiste no tratamento e na cura de diversas doenças, tanto do corpo quanto da mente, através da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo.

             A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a acupuntura como tratamento principal ou complementar para diversas patologias, e redigiu um relatório que recomenda o seu uso para mais de 200 doenças e sintomas, como lombalgia, cefaleias, enxaquecas, náuseas, vômitos, doenças de pele, problemas respiratórias, efeitos colaterais da quimioterapia, depressão, ansiedade, entre outros.

É uma terapia que vem se tornado cada vez mais reconhecida e respeitada por todo o mundo, mas ainda tem muita gente que não conhece ou simplesmente não acredita em sua potência, por não entender como essa terapia funciona; afinal, como uma agulhinha tão fininha pode trazer tanto benefício ao nosso organismo, não é mesmo? Continue aqui que eu explico para vocês.

agulhas de acupuntura em um prato preto chinês

Entenda como funciona a terapia

Existe uma energia circulando no nosso organismo, que os chineses chamam de Qi (lê-se “tchi”) que é a nossa Energia Vital, e todo o nosso corpo é movido por ela, todas as suas funções dependem dela para seu bom funcionamento. Mas para um ocidental entender esse conceito de energia é um pouco complexo.

Entendemos vários tipos de energia, a magnética, a elétrica, a eólica, mas quando falamos que “é a energia que controla o nosso organismo”, muitas pessoas não entendem, ou acham uma ideia muito distante.

Para que vocês entendam de uma forma bem simples, a energia é um movimento, tudo o que gera um movimento é energia, e é exatamente isso que acontece no nosso corpo.

Para que todos os sistemas, órgãos, células, circulação sanguínea e linfática funcione, é necessário uma energia que mova, que transforme, que faça tudo funcionar, e é essa força de movimento a quem chamamos de Qi. A acupuntura então, através do estímulo das agulhas, trabalha manipulando esse Qi.

boneco modelo com pontos de acupuntura

Quando inserimos a agulha nos pontos de acupuntura, nosso próprio organismo produz uma reação local e sistêmica, agindo diretamente no sistema nervoso, estimulando a liberação de substâncias químicas, provocando efeito analgésico, anti-inflamatório, relaxante, trazendo alívio para sintomas decorrentes de diversas doenças, reestabelecendo o fluxo de energia e aumentando a função do nosso sistema imunológico e eliminação de toxinas (fatores patogênicos), conseguindo assim restaurar todas as funções corretas dos nossos sistemas (circulatório, respiratório, endócrino, digestório, linfático), e um corpo com suas funções corretas e equilibradas, recebendo nutrientes e oxigênio, consegue se curar e também se proteger de futuras doenças.

Mantendo o corpo, mente e emoções saudáveis, sem excessos ou deficiências, os fatores patológicos não encontram uma brecha para entrar por isso a acupuntura é uma excelente ferramenta, não só para o tratamento de muitas patologias como também para a manutenção da saúde, fazendo com que o seu próprio organismo se cure e se proteja.

Afinal de contas, nosso corpo tem um mecanismo perfeito, ele foi feito para se auto curar, mas com nosso estilo de vida muitas vezes de hábitos não saudáveis, ele se esqueceu de como fazer isso; a acupuntura então vem para ajudar a lembrá-lo de como fazer.

Quem sou eu?

Meu nome é Fernanda Sarmiento, sou Acupunturista especializada em Acupuntura Sistêmica e Terapias Energéticas e Orientais, e a partir de hoje venho compartilhar com vocês, informações e dicas dessas terapias, para que vocês possam conhecer tudo o que essa medicina milenar pode fazer pela sua saúde e bem estar.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Comente com seu Facebook

Clique aqui e garanta seu desconto para anunciar

Você pode ganhar até 25% de Desconto para Anunciar!

Durante o estado de calamidade estamos oferecendo desconto especial para anunciantes que fizerem seus contratos de forma digital. Clique no botão abaixo para que nossa equipe entre em contato com você.
Preencher formulário

Receba as matérias por email

Preencha corretamente os campos abaixo

Quem viu, também viu...

homem sentado refletindo olhando para as montanhas - ansiedade
Corpo e Mente em Forma
Fernanda Sarmiento

Ansiedade: Você acredita que dá para viver sem ela?

Segundo o dicionário, a palavra ansiedade significa grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia. No meu consultório, a ansiedade sempre foi uma das principais queixas