Entenda por quê a pressão alta favore enfartos

Pressão alta favore enfartos

O coração é uma das principais vítimas da pressão descontrolada. No aperto, as artérias, como as coronárias, falham ao irrigá-lo, o que prejudica sua oxigenação. Com o trabalho excessivo e sem a compensação que uma circulação normal lhe daria, o músculo cardíaco sofre e a dor pode aparecer beirando o insuportável: é a angina. O passo seguinte pode levar a danos incontornáveis. É o infarto propriamente dito.

“Nesse roteiro assustador, a hipertensão dificilmente atua sozinha. Ela costuma ter parceiros bem eficientes em matéria de estragos cardíacos. Quando eles se juntam, dão origem a um pacote de riscos batizado de síndrome metabólica. Além da pressão na estratosfera, a gente vê se elevarem o colesterol, os triglicérides, a gordura abdominal e a glicemia”, explica o cardiologista Dr. Diego Marquesi Costa Roque.

O trabalho dos malfeitores é orquestrado. A pressão descontrolada toma a dianteira e causa umas arranhaduras nas paredes internas dos vasos, o endotélio. O colesterol se aproveita para se instalar nessas aberturas, bem como substâncias inflamatórias. Se há glicose dando sopa, há mais lenha na fogueira. É que tudo isso leva à formação de placas que, com o tempo, começam a atrapalhar a passagem do sangue. Esse emaranhado de partículas vai crescendo até que o fluxo sanguíneo é totalmente interrompido.

“Quando isso ocorre nas coronárias, que abastecem o coração, o músculo cardíaco começa a reclamar. Se o sangue não chega ali, partes do órgão morrem com a falta de oxigenação. É assim que vem o infarto, muitas vezes nem dando tempo de tomar uma providência para salvar a vida do paciente”, conclui.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Passe o Mouse para Ganhar

Parabéns! Você ganhou até 25% de Desconto para Anunciar!

Clique no botão abaixo para que nossa equipe entre em contato com você.
Preencher formulário

Receba as matérias por email

Preencha corretamente os campos abaixo

Quem viu, também viu...

Educação
José Luiz Aranás

Um conto para consertos, com concertos

Conserto é restaurar ou recompor algo rasgado, partido, deteriorado. Concerto é combinação, acordo entre pessoas ou entidades em vista de um objetivo determinado; pacto. Também

Saúde mental desde a infância
Saúde
Dra. Fernanda Russi Ferreira

Saúde mental desde a infância

A saúde mental é resultante de inúmeros fatores que, interagindo entre si, promovem nossa condição psíquica. Um desenvolvimento infantil em meio a um ambiente saudável