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Saiba o papel da atividade física no tratamento da Fibromialgia

Fibromialgia

Os benefícios de caminhada, natação e outras atividades no tratamento da Fibromialgia

✔ Reduz a dor – Em seis semanas dá pra notar esse efeito. Um dos motivos é que a atividade física estimula a produção dos nossos analgésicos naturais.

✔ Aumenta a disposição – Quem se mexe tem ânimo e condicionamento para situações corriqueiras como subir escadas ou brincar com as crianças.

✔ Reduz a rigidez – Os exercícios contribuem com a flexibilidade, diminuindo a rigidez muscular e as contraturas, sobretudo pela manhã.

✔ Reduz a fadiga – Treinos aeróbicos trabalham a respiração e o sistema cardiovascular, deixando o organismo mais tolerante aos esforços.

✔ Aumenta o bem-estar – O aumento na oferta de neurotransmissores associados ao prazer melhora o humor e a autoestima, espantando a depressão.

Quais atividades Fazer?

✔ Aeróbicas – Pedalar, caminhar, trotar… Fazer um exercício aeróbico três vezes por semana ajuda a manter o peso e a liberar nossos analgésicos naturais

✔ Musculação – Já há provas de que treinos de resistência, com orientação e sem sobrecargas, melhoram a situação. Duas vezes por semana estariam de bom tamanho.

✔ Pilates – O método trabalha a boa postura, a flexibilidade, o equilíbrio e a respiração. Só é preciso respeitar os limites do corpo.

✔ Na água – Os exercícios no meio líquido são bacanas por absorver o impacto. Natação ou hidroginástica ainda favorecem a manutenção do controle das dores.

✔ Alongamento – Embora não existam tantos estudos sobre essa técnica no tratamento da fibromialgia, há indícios de que ajudam a contornar a rigidez.

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