O dia 6 de junho é uma data importante no calendário da saúde, pois representa o Dia Nacional do Teste do Pezinho, um dia para entendermos melhor a importância do exame que pode salvar a vida do seu bebê. A diretora e biomédica Edilaine Moreale, do Laboratório de Análises Clínicas Clinilab, compartilhou com a gente algumas informações a respeito desse teste que todos os papais precisam saber!
O Teste do Pezinho
O Teste do Pezinho é um exame obrigatório, que deve ser realizado em todos os recém nascidos entre o 3° e 5° dia de vida, na qual algumas gotas de sangue da região do calcanhar do bebê são colhidas para análise.
Sendo um dos exames mais importantes do primeiro ano de vida do bebê, o Teste do Pezinho ajuda a diagnosticar de forma precoce e preventiva, algumas doenças genéticas e metabólicas, promovendo um tratamento adequado e melhor qualidade de vida à criança que apresentar alguma alteração ou tendência às doenças relacionadas ao exame.
A data
No dia 06 de junho é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, visando informar e incentivar à população sobre a importância de se fazer o exame. Neste ano, um motivo a mais será celebrado: a partir de maio, o Teste do Pezinho passou a ser ampliado pelo SUS, que antigamente detectava apenas 6 doenças, passando agora para até 50 doenças pesquisadas. Entretanto, essa ampliação será de forma escalonada, podendo chegar à totalidade no prazo de 5 anos.
Enquanto essa ampliação não chega à totalidade na rede pública, aqui no Clinilab oferecemos 4 tipos de Teste do Pezinho, sendo Básico, Ampliado, Plus e Master, que além das diversas doenças, podem diagnosticar mais de 30 distúrbios diferentes.
Entre em contato com a gente e agende o exame de seu bebê. Afinal, a prevenção é um dos primeiros atos de amor, carinho e cuidado que você pode ter por seu filhote!
Tem alguma dúvida? Fale com a gente: 16 99740-1623 / 3342-6562