De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população apresenta problemas alérgicos e estima-se que em 2050 esse número suba para 50%. A partir desses números, os exames que permitem detectar alergias com eficácia têm ganhado destaque e é muito importante conhecer cada um deles.
A alergia é uma resposta imunológica a algum corpo estranho e pode ser classificada em:
- Respiratória: causada por exposição a agentes alergênicos como fungos, ácaros, pelos de animais, etc., podendo levar a quadros de sinusite, rinite, asma.
- Cutânea: podem ser decorrentes do uso de cosméticos, produtos de limpeza, exposição ao sol, levando a quadros de urticária e dermatite.
- Alimentar: causada por alguns alimentos potencialmente alergênicos, como leite, frutos do mar, glúten, castanhas, etc, podendo levar a reações como urticária, inchaço e choque anafilático.
- Insetos: causada pela toxina liberada na picada de alguns insetos, como pernilongos, formigas e abelhas, podendo gerar sintomas mais leves como urticária e casos mais graves como o choque anafilático.
Os exames mais simples para detectar alergia são exames de sangue IgE Total que detecta se há realmente um processo alérgico e o IgE Específico, que testa anticorpos IgE em resposta a alérgenos individuais, visando descobrir a origem da alergia. Para este exame, o médico seleciona os alérgenos que serão testados e cada testagem é feita utilizando uma pequena amostra de sangue e um IgE correspondente ao grupo alergênico.
Testes tópicos também podem ser realizados, como o Teste de Prick, na qual gotas de substâncias alergênicas são pingadas no antebraço do paciente, aguardando-se 20 minutos para verificar se há reação alérgica. Também há o teste de alergia nas costas, onde são colocadas fitas adesivas com pequena quantidade de alérgeno nas costas por um período de 48 horas para verificar a reação.
Vale lembrar que qualquer pessoa com qualquer idade pode apresentar quadros alérgicos e alguns tipos de alergia têm cura de forma espontânea ao longo da vida. Mas em todo caso, se tiver algum desconforto alérgico, é muito importante que procure um médico para uma avaliação e indicação para realização dos exames!