fbpx

Isolamento social de forma mais leve

Olá, leitores da Revista Foco! Estamos vivendo dias que exigem muito autocontrole, não é mesmo?! Deixar de cumprir uma rotina de trabalho e ter que aderir ao isolamento social pode nos abalar emocionalmente.

Mas, você sabia que a YOGA pode te ajudar nesses momentos em que a tensão chega à flor da pele? Simmm! A palavra “YOGA” significa união, e mesmo não estarmos unidos fisicamente com outras pessoas, podemos nos unir com tudo que temos e somos, através da atenção com o nosso corpo, nossa mente e nosso ambiente.

Por esse motivo convidamos a Instrutora de Yoga Mari Inocente, para nos auxiliar através de uma prática respiratória, os chamados PRANAYAMAS, aliviando todo estresse causado por esses dias tão intensos de isolamento.

Em sânscrito, uma antiga língua indiana, Pranayama pode ser definida simplesmente como a arte de aprender a controlar e estender a sua força vital através da respiração.

“Pranayamas é onde podemos eliminar bloqueios emocionais que atrapalham o fluxo da nossa respiração/nossa energia vital, atingindo o bem estar.”, destacou a instrutora.

yoga em casa

Como resultado temos uma integração do corpo, mente e espírito – considerando que o diafragma funciona tanto de forma voluntária quanto involuntária, reduz significativamente o estresse, limpa seus sistemas internos, cria um sentido mais “conectado” de si mesmo, e traz um corpo mais saudável, também podendo reduzir a depressão, ansiedade, fadiga, pressão arterial e insônia quando praticado atentamente.

Siga os passos abaixo da prática, no seu tempo, se concentrando, e aumente gradualmente a cada dia.

PRÁTICA:

1. Escolha um local em que você não seja interrompido nos próximos minutos e prepare seu ambiente com uma música relaxante. (Sons da natureza de preferência)

2. Deite-se de forma confortável e feche seus olhos.

3. Leve toda sua atenção para sua respiração, sentindo a temperatura do ar que entra e a temperatura que do ar que sai das suas narinas, por alguns minutos. (Inspire/inale e expire/exale apenas pelo nariz)

4. Inspire sentindo o ar preenchendo seu corpo, como se estivesse enchendo um balão no seu abdômen (empurre o umbigo para cima) e expire soltando todo ar para fora, murchando seu “balão”/abdômen.

Se concentre no movimento da respiração e não tenha pressa.

5. Ao tomar consciência do movimento respiratório, repita o próximo ciclo por 6x:

-inspire lentamente e profundamente contando até 3;

-retenha o ar (pulmões cheios) contando até 3;

-expire pelas narinas contando até 6.

Quanto mais concentrado em sua respiração, maior seu benefício.

6. Quando finalizar, inspire cerrando os punhos e expire soltando o ar pela boa, emitindo um som de relaxamento, relaxando todo seu corpo.

Repita mais 6x.

7. Se espreguice e abra os olhos lentamente, sentindo-se relaxado e presente em seu momento.

Repita a prática todos os dias, os benefícios são imediatos, mas mantendo uma rotina diária, no decorrer de uma semana, você começará a desfrutar de um profundo equilíbrio.

Vale ressaltar que essa atividade é apenas uma pequena introdução de um mundo cheio de benefícios que a Yoga proporciona. Se você tem interesse em conhecer mais sobre esse mundo, entre em contato com a Mari, que atualmente realiza as aulas on-line.

Está difícil lidar com o isolamento? Procure ajuda! Existem milhares de profissionais prontos para te ajudar.

E não se esqueça de RESPIRAR PROFUNDO!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Comente com seu Facebook

Clique aqui e garanta seu desconto para anunciar

Você pode ganhar até 25% de Desconto para Anunciar!

Durante o estado de calamidade estamos oferecendo desconto especial para anunciantes que fizerem seus contratos de forma digital. Clique no botão abaixo para que nossa equipe entre em contato com você.
Preencher formulário

Receba as matérias por email

Preencha corretamente os campos abaixo

Quem viu, também viu...

homem sentado refletindo olhando para as montanhas - ansiedade
Corpo e Mente em Forma
Fernanda Sarmiento

Ansiedade: Você acredita que dá para viver sem ela?

Segundo o dicionário, a palavra ansiedade significa grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia. No meu consultório, a ansiedade sempre foi uma das principais queixas

Corpo e Mente em Forma
Fernanda Sarmiento

Acupuntura: a cura na ponta da agulha

     A acupuntura é uma das terapias da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que consiste no tratamento e na cura de diversas doenças, tanto do corpo