fbpx

3º INTERACT DRIVE MUSIC: UMA HOMENAGEM A DUILIO GALLI

Interact Drive Music

O artista ibitinguense Duilio Galli, que completaria 90 anos em setembro de 2020, será homenageado neste sábado, dia 12 de dezembro, às 20h, com uma apresentação musical em formato drive-in. O evento, ‘3º Interact Drive Music’ acontecerá no Pavilhão Permanente de Exposições de Ibitinga, sobe a performance da Orquestra de Metais Ignácio Correa de Lacerda.

“O evento é organizado pelo Interact Club de Ibitinga, em parceria com a Associação de Artes de Ibitinga (ASSARI) e total apoio da Prefeitura de Ibitinga. Serão tocadas músicas natalinas sob o comando do maestro Alexandre Correa Silva. No repertório estará uma das várias músicas escritas por Duilio Galli, que também foi poeta e compositor”, informou o Secretário de Cultura, Marcos Rodakevisk.

Interact Drive Music Duilio Galli

Em formato de drive-in, o público poderá prestigiar a apresentação de dentro do carro e, por segurança sanitária, não será permitida a circulação do público fora dos veículos, a não ser por necessidade solicitada e acompanhada por alguém da organização.

“Haverá toda uma organização preocupada com as medidas preventivas contra o novo coronavírus, como o uso de álcool em gel, máscara e distanciamento entre os músicos. O público poderá levar seus coolers de armazenamento de bebida e comida para consumo local, dentro dos carros”, complementou a gestora da ASSARI, Aurea Galli.

Entrada = 1 Litro de Leite

O evento social terá arrecadação de leite. Para entrar, o público deverá levar um litro do alimento por pessoa. A doação será revertida em benefício à família carentes da cidade de Ibitinga.

Interact Drive Music

Duilio Galli

Nascido em 16 de setembro de 1930, Duilio Galli consolidou-se como um dos artistas plásticos mais importantes de Ibitinga e região. Seu talento também galgou visibilidade premiada dentro e fora do Brasil, reconhecido pelos traços de pintura únicos de valorização das cores, da vida e da história humana.

Em sua trajetória, Duilio Galli conviveu com Tarsila do Amaral, cuja mentora e amiga pessoal solidificou o aprendizado do artista ibitinguense que, dia após dia, enriquecia a Cultura com seu talento e amor oxigenado na beleza das artes.

Sua carreira é marcada por repletas conquistas históricas. Abrindo territórios artísticos, Duilio encabeçou o movimento que possibilitou o surgimento da Feira da Arte, na Praça da República da Capital Paulista, onde expôs seus quadros por 10 anos. Seguidamente, pôde apresentar sua arte em Londres, Paris e Nova Iorque.

Em 1969 foi membro da comissão que organizou e elaborou o Estatuto da Associação de Artes Plástica do Brasil (AIAP). No ano seguinte, ajudou a criar frentes para a divulgação de arte e cultura em locais como a Praça Roosevelt (SP) e no município de Embu.

Duilio também foi reconhecido na XIV Bienal Internacional de São Paulo, dentre mais de 6 mil artistas do mundo. Em busca de levar sua arte e conhecer novas culturas, esteve nos EUA, na Inglaterra, Espanha, Chile, Japão, Índia, Egito, Israel, Grécia, Itália e Portugal, Tahiti e Hawaí.

Todo reconhecimento internacional não deixou Duilio se esquecer de suas origens e de sua terra. Em Ibitinga, constitui sua família ao lado da esposa Gessi Galli, com quem teve quatro filhos (Áureo Galli, Aurea Galli e Alfio Galli).

Foi ele, também, que inaugurou o Museu de Artes de Ibitinga e recebeu os títulos de Cidadão Ibitinguense e de Comendador de Ibitinga, bem como foi o relator do importantíssimo projeto que transformou Ibitinga em Estância Turística.

Sua arte, presente em várias partes do mundo, também está na composição da Via Sacra, presente nas igrejas atrizes de Ibitinga e de Limeira, potencializando a cultura e o turismo religioso em cada local. Dele é também o quadro de Nelsinho Santana, hoje venerável pela Igreja Católica e que compõe o nicho do turismo religioso de Ibitinga.

Como se não bastasse, Dulio – que de formação acadêmica era contabilista – foi videorrepórter por 11 anos, cujo trabalho se dedicou às manifestações culturais e ecológicas em TV local.

Obras

Ainda hoje, as obras de Duilio Galli continuam sendo negociadas e destinadas a museus e pinacotecas nacionais e internacionais. O artista se mantém na memória cultural de diversos lugares do mundo:

Museu de Skopje – Skopje – Iugoslávia

Museu de Angola – Angola – África

Embaixada Brasileira em Nova Delhi – Nova Delhi – Índia

Acervo Cultural da Embaixada Brasileira em Londres – Londres – Inglaterra

Acervo Cultural da Prefeitura Municipal de Tokuiama – Tokuiama – Japão

Galeria Vitrúvio – Milão – Itália

Galeria Faunus – Verona – Itália

Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina – São Paulo/SP

Museu Municipal de Arte “Duilio Galli” de Ibitinga – Ibitinga/SP

Museu Dimitri Sensaud de Lavaud – Osasco/SP

Museu São Batista Conti – Atibaia/SP

Museu de Arte Contemporânea de Americana – Americana/SP

Museu do Folclore – São Paulo

Museu de Artes Plásticas de Mococa – Mococa/SP

Pinacoteca da Secretaria do Turismo de Santos – Santos/SP

Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo – S. Bernardo do Campo/SP

Acervo Cultural da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga/SP

Pinacoteca do Acre

Clube – São Paulo/SP

Coleção Embaixador José Roberto Assunção – Nova Delhi – Itália

Coleção Embaixador Túlio Crdoso Faria, da Venezuela – Nova Delhi – Índia

Coleção Marufuku Hotel – Tokuiama – Japão

Coleção Makoto Ogawa – Tokuia – Japão

Coleção Dra Maria Euterpe Nogueira – Milão – Itália

Coleção Alfred Aufhauser – Nova York – USA

Coleção Leonard L. Yowwel – Nova York – USA

Coleção Visay Goradia – Nova York-USA

Coleção José Vianna – Nova York- USA

Coleção Dr. Jerônimo Sgarbi – Ibitinga/SP

Coleção Luiz Carlos Bofelli – Ibitinga/SP

Praça Ruy Barbosa em Ibitinga/SP

Igreja Matriz do Bom Jesus de Ibitinga/SP

Igreja Bom Jesus dos Milagres – Limeira/SP

Acervo Aurea Galli – Ibitinga/SP

Fonte: Prefeitura de Ibitinga

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Comente com seu Facebook

Clique aqui e garanta seu desconto para anunciar

Você pode ganhar até 25% de Desconto para Anunciar!

Durante o estado de calamidade estamos oferecendo desconto especial para anunciantes que fizerem seus contratos de forma digital. Clique no botão abaixo para que nossa equipe entre em contato com você.
Preencher formulário

Receba as matérias por email

Preencha corretamente os campos abaixo

Quem viu, também viu...