fbpx

Papo de #CINEASTA com Caroline Oliveira

Para fazer um filme, muitas funções estão envolvidas. Algumas mais conhecidas e valorizadas pelo grande público, como por exemplo a direção, o roteiro, os atores e, portanto, ganham mais visibilidade e prestígio. Afinal, quantas vezes as pessoas não vão assistir um filme justamente porque um ator está nele, ou porque um diretor renomado o realizou?

Porém, para fazer um filme, não basta apenas esses três profissionais. Cinema é algo coletivo. Você já reparou em quantos nomes aparecem nos créditos dos filmes? Sabe aquela lista interminável de pessoas que, quem assiste, na maioria das vezes não faz ideia do que significa a função que realizou? Pois é, cinema precisa de muita gente mesmo. E por isso gera muitos empregos, e tem grande poder ao mover a economia e o consumo.

Meu nome é Caroline Oliveira, sou formada em cinema pela FAAP, e na grande maioria das vezes, não sou diretora, roteirista ou muito menos atriz. Na verdade, a minha especialidade e a função que mais gosto de exercer nos sets de filmagem é a de Primeira Assistente de Direção. Talvez você já tenha ouvido falar de um dos meus últimos trabalhos: O Canto do Sabiá, da Diretora Amanda Mergulhão.

E hoje tive o orgulho de ser convidada para trazer à revista Foco um pouco do que é ser uma Primeira Assistente de Direção e como foi realizar essa função no O Canto do Sabiá.

1º Assistente de Direção

Muitas vezes as pessoas que não conhecem muito sobre as funções de cinema, têm olhares preconceituosos com a função do 1º AD, só por nela já conter a palavra assistente. Para muitos, o Assistente é aquele que está ali apenas para ajudar, para dar uma mera assistência, assim como o nome sugere. Alguns acham que a função se resume à pessoa ser quase um estagiário da equipe. Estão enganados!

Infelizmente, esse preconceito não acontece apenas nos profissionais de fora da área do audiovisual, pois muitas vezes, até as próprias produtoras de cinema os desvalorizam, colocando salários muito inferiores.

Somos desprestigiados inclusive durante a faculdade, pelos próprios professores muitas vezes.

Algo que todos devem entender é que todas as funções têm sua importância em um set, todos tem sua responsabilidade para que o set possa funcionar.

O 1º Assistente de Direção é quem “controla” o set, é quem o faz funcionar, é quem trabalha para que o filme saia da forma que tem que sair e no tempo que ele tem que sair. Ele é o profissional que tem que ter conhecimento de tudo de todas as áreas, que deve saber tudo que deve ser feito em qual momento da gravação, como e porquê. O Assistente de Direção tem a autoridade de dizer para qualquer um da equipe que algo não irá mais acontecer por falta de tempo ou falta de recursos, e é o único que tem a autoridade de ser a voz do Diretor durante a gravação, enquanto este está resolvendo outras questões.

Mas como ele faz isso? Dentre as funções em um set de filmagem, o Assistente de Direção é quem coordena o que será feito em cada momento e por quem, o que será gravado, onde, quando e qual a logística de chegar ao local. Podemos dizer que o assistente de direção sabe até mais sobre os detalhes e minúcias do set, do que o próprio diretor.

O diretor define a estética, o visual do filme. Ele escolhe os enquadramentos, mas é o assistente de direção que define qual a ordem de filmagem de cada enquadramento e em quanto tempo. É ele que define, inclusive, os momentos de descanso e alimentação. Pode-se dizer que em um set, a sua rotina será guiada por ele. E para isso o Assistente de Direção utiliza de uma planilha chamada Ordem Do Dia, ou para os mais íntimos: “OD” ou “ODD”.

A partir disso, fica claro para todos que quem exercer esta função tem que ter uma capacidade de organização enorme, para gerenciar não apenas a rotina do set, mas meses antes, na pré produção. O primeiro assistente de direção deve ser uma pessoa organizada e comprometida com a função. Deve ter tudo documentado. E para isso, ele realiza também outra planilha: a planilha de Análise Técnica. Nesta serão encontradas informações de tudo que será gravado em um único plano: seu o enquadramento, o figurino, a iluminação, o cenário, objetos, o lugar e a ação… Assim, ele pode saber sempre o que cobrar de cada departamento.

Planos são os tipos de enquadramento. Se você assiste um filme e primeiro vê o cenário e depois vê o rosto do ator bem próximo, esses são dois planos diferentes. E cada plano precisa ter a sua análise técnica, mesmo que aconteça no mesmo ambiente.

Outra função que o assistente de direção pode exercer é bater a claquete. Ela é importante para que seja possível sincronizar o som e a imagem na hora da edição, já que no cinema eles são gravados separadamente, de forma que o som da claquete batendo e o que é dito pelo 1º AD são um grande direcionamento para edição.

Tendo tantas funções importantes, é por isso que ele é chamado de Primeiro AD, porque nesse intenso trabalho, ele pode ter a ajuda do Segundo ou até Terceiro Assistente de Direção, que serão direcionados por ele e pela Direção em qual função irão exercer. Normalmente o Segundo fica responsável pelos atores para garantir seu bem estar e o Terceiro com a claquete.

E como Primeira Assistente de Direção do O Canto do Sabiá, posso dizer com certeza que meu trabalho foi um grande desafio e também minha maior satisfação. Primeiramente tive a sorte de trabalhar com a Diretora incrível Amanda Mergulhão, com quem minha dinâmica de trabalho se encaixou perfeitamente com a dela, o que é muito importante dado o fato que o 1º AD e a Direção devem conviver muito durante todas as etapas, e também sempre com muita harmonia.

O set de o Canto do Sabiá também foi um grande desafio na forma que contou com muitas logísticas necessárias, como por exemplo uma viagem, 8 atores e um set de duas semanas com aproximadamente 30 pessoas. Gerenciar todo mundo demanda grande autoridade, organização e respeito, o que conquistei e tive grande apoio da enorme família Sabiá.

1º Assistente de Direção

Além disso, na parte prática de minha função também tive grandes desafios, como mudanças climáticas inesperadas e quedas de energia; o que demandou mudanças na Ordem do Dia a todo momento para garantir que o filme saísse como devia. Por fim, para a realização do filme foram formuladas mais de 200 planilhas de ODD e de Análise Técnica.

Desde então já atuei como 1ª Assistente de Direção em uma Web Série que está em fase de finalização, além de já ter outros trabalhos previstos para depois da pandemia. Que venham novos desafios e reconhecimentos necessários a respeito dessa função essencial de primeira assistente de direção.

1º Assistente de Direção

Curtiu entender sobre as funções da 1º Assistente de Direção? Conheça mais sobre o mundo do cinema clicando aqui. 😉

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Comente com seu Facebook

Clique aqui e garanta seu desconto para anunciar

Você pode ganhar até 25% de Desconto para Anunciar!

Durante o estado de calamidade estamos oferecendo desconto especial para anunciantes que fizerem seus contratos de forma digital. Clique no botão abaixo para que nossa equipe entre em contato com você.
Preencher formulário

Receba as matérias por email

Preencha corretamente os campos abaixo

Quem viu, também viu...