Se você é um motorista com menos de 70 anos de categoria C, D ou E e está com o prazo expirado para o exame toxicológico, você tem até o dia 15/03 para realizá-lo.
Isso foi determinado na Lei 14.071 para a partir do dia 12 de abril, destinado a motoristas que se encaixam nas categorias citadas e para aqueles que têm habilitação EAR (Exerce Atividade Remunerada), com menos de 70 anos. A partir dessa idade, o prazo para realizar o exame toxicológico muda de 2 anos e 6 meses para o período de 1 ano e 6 meses.
Quem não realizar o exame toxicológico e for fiscalizado em algum comando, por exemplo, tem como consequências uma multa de R$1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por 3 meses com 7 pontos na carteira, por ser considerada infração gravíssima.
Se a fiscalização não acontecer, ainda há o risco de ser autuado pelo médico no momento da próxima renovação, caso visualize que não foi inserido o exame intermediário no sistema Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).
O laudo do exame toxicológico é inserido por um laboratório credenciado no sistema Renach e o responsável por esse sistema verificará a realização do exame.
Onde fazer o exame toxicológico em Ibitinga?
A partir dessas informações vemos que os impactos de negligenciar a realização desse exame podem ser muito prejudiciais para quem trabalha como motorista. Para se adequar à Lei, é necessário procurar um laboratório que realize a coleta do material para o Exame Toxicológico.
O exame toxicológico detecta o consumo de substâncias psicoativas (drogas) em um período de tempo mais longo que os tradicionais exames de urina e sangue.
Na cidade, o laboratório Clinilab se destaca por ser o primeiro com a certificação ISO 9001:2015, uma grande referência em Sistema de Gestão da Qualidade nos tempos atuais.
A Clinilab adverte que alguns detalhes podem fazer a diferença no momento da coleta de fios de cabelo ou pêlos do corpo. Clique aqui para conferir as dicas em seu blog e entre em contato com o laboratório para o agendamento do exame.